Notícia

11 de Setembro de 2018

Plantas são capazes de gerenciar crescimento

Pesquisadores descobriram um sistema interno de mensagens que as plantas utilizam para gerenciar o crescimento e a divisão de suas células. Segundo eles, esses processos de gerenciamento do crescimento são fundamentais para todos os organismos, porque sem eles as células podem proliferar fora de controle, assim como acontece em cânceres e infecções bacterianas.

De acordo com o professor de botânica Geoffrey Wasteneys ,o sistema é dirigido por uma proteína encontrada em plantas, animais e fungos, chamada CLASP. O estudo mostrou que a proteína desempenha um papel essencial no crescimento e divisão celular, coordenando a montagem dos filamentos dentro das células.

No entanto, um fato que surpreendeu os pesquisadores foi que limitar o crescimento através da exposição ao brassinoesteróide simplesmente encerra a divisão celular. Em uma reviravolta surpresa, os pesquisadores descobriram que o CLASP previne a degradação dos receptores brassinoesteróides, portanto, quando o CLASP é escasso, o brassinoesteróide se torna menos efetivo.

"Você pode compará-lo ao ciclo de feedback predador-presa. Sabemos que as populações de raposas despencam se consumirem excessivamente os coelhos. Na ausência de raposas, as populações de coelhos explodem, causando o colapso final de seu ecossistema. Essas descobertas são únicas porque mostram, pela primeira vez, que o CLASP está governando seu próprio destino ao sustentar diretamente a via hormonal que regula sua expressão”, explica.

Para concluir, o pesquisador afirma que “um dos objetivos do futuro é poder ter plantas inteligentes que possam sentir seu ambiente e ajustar seu desenvolvimento, de modo que produzam safras de maneira confiável sob condições cada vez mais adversas. Esse mecanismo é fundamental para isso”.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000