Notícia

08 de Outubro de 2018

Trigo biofortificado fornece maior nível de ferro

Pesquisadores do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desenvolveram uma espécie de trigo biofortificado que é capaz de fornecer altos níveis de ferro de forma natural. De acordo com Robert Graybosch, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, cerca de 60% da população mundial não recebe ferro suficiente.

"A fortificação é potencialmente útil, pois as pessoas em muitas partes do mundo não consomem uma dieta balanceada e seus principais alimentos não possuem minerais. Isso pode ser resolvido com a fortificação, o processo de adicionar minerais de volta aos produtos alimentícios. Isso é feito com farinhas usadas para assar pão”, comenta.

Segundo informou o pesquisador, a equipe tentou combinar duas propriedades, baixo teor de fitato e alta proteína de grãos, sem reduzir o rendimento. Isso porque o fitato é chamado de “antinutriente”, porque ele impede que o organismo consiga absorver alguns minerais, como é o caso do ferro.

Seus resultados mostram que é possível combinar os dois traços sem nenhum efeito negativo sobre o rendimento de grãos. Embora mais trabalho precise ser feito para obtê-lo no trigo que pode ser plantado pelos agricultores, os genes podem ser usados para desenvolver trigo mais nutritivo sem sacrificar o rendimento.

"Eu acho que qualquer coisa que pode melhorar a nutrição de alimentos minerais a baixo custo ou sem nenhum custo para o consumidor é de valor. Qualquer coisa que possamos fazer para melhorar a nutrição em todo o mundo contribuirá para melhorar a vida de nossos companheiros", conclui.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000