Notícia

10 de Janeiro de 2019

Novo carboidrato complexo é descoberto na cevada

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram um novo carboidrato complexo nas plantas de cevada. Esse carboidrato é o primeiro de seu tipo a ser descoberto em mais de 30 anos, sendo que o polissacarídeo de cereais tem aplicações potenciais em alimentos, remédios e cosméticos.

A pesquisa da Escola de Agricultura, Alimentos e Vinho da Universidade de Adelaide foi publicada no periódico ACS Central Science da American Chemistry Society. O novo polissacarídeo, descoberto pelo cientista sênior de pesquisa Dr. Alan Little, e a equipe do antigo Centro de Excelência em Células Vegetais da ARC, localizado no campus universitário de Waite, tem potencial para ser explorado para muitos usos.

“As paredes celulares das plantas contêm componentes que são de grande interesse para muitas indústrias, tais como fontes renováveis de produção de energia, materiais compostos ou produtos alimentares. O conhecimento desse novo polissacarídeo vai abrir mais pesquisas para determinar seu papel na planta. Sabemos que ela pode ser encontrada nas raízes da cevada, sugerindo que ela pode desempenhar um papel no crescimento das plantas ou na resistência a estresses externos, como salinidade ou doença”, comenta.

Mais pesquisas são necessárias para entender os possíveis usos do novo polissacarídeo. Os polissacarídeos existentes têm uma ampla gama de usos. Eles melhoram a qualidade da fibra dietética e também são usados extensivamente em aplicações biomédicas e cosméticas. "As propriedades do novo polissacarídeo podem ser manipuladas para se adequar à função desejada, aumentando a gama de usos potenciais", conclui.

Fonte: Afucopal

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000