Notícia

15 de Abril de 2019

Imagens de satélites podem auxiliar agricultura

Um novo método inovador que utiliza imagens de satélite foi desenvolvido pelo Instituto de Recursos Naturais da Finlândia (Luke) em colaboração com o Instituto de Pesquisa Geoespacial Finlandês (FGI), para auxiliar a agricultura. Com isso, os pesquisadores utilizam os valores pré-colheita para apoiar a diversificação dos padrões de sequenciamento de culturas atualmente monótonas.

O Instituto desenvolveu em conjunto com a FGI um método dinâmico para derivar os valores do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para estimar os valores da pré-colheita em uma escala de parcela de campo de dados abertos do Copernicus Sentinel-2. "O método é baseado na estimativa do NDVI-gap, que foi originalmente desenvolvido para a otimização do uso da terra, uma ferramenta disponível para cada agricultor finlandês no portal do EconomyDoctor", diz o professor e pesquisador Pirjo Peltonen-Sainio.

O valor da pré-safra é uma medida que indica os benefícios de uma safra anterior para uma safra subsequente. Assim, a compreensão dos valores pré-colheita facilita a diversificação da produção agrícola, sendo considerada como uma medida central para a intensificação sustentável dos sistemas agrícolas.

"Para desenvolver o novo método, um total de 240.000 valores NDVI foram usados. Com dados tão vastos, os valores pré-colheita foram determinados para um número excepcionalmente alto de combinações anteriores e posteriores", descreve o cientista sênior Lauri Jauhiainen, um dos responsáveis pelo projeto.

O método também tinha algumas limitações, como "por exemplo, há dados insuficientes sobre as culturas cultivadas principalmente em rotações de monoculturas para estimar o valor de um grande número de culturas anteriores como alternativas", completa Peltonen-Sainio.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000