Notícia

09 de Outubro de 2019

Plantas alertam vizinhos sobre ameaça usando linguagem comum

Uma nova pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostra que as plantas podem se comunicar quando são atacadas por pragas. O estudo indica que as plantas podem compartilhar mensagens na forma de produtos químicos no ar, conhecidos como compostos orgânicos voláteis (COV), que transferem informações entre suas vizinhas.

Nesse cenário, Andre Kessler, professor de ecologia e biologia evolutiva na Cornell, e sua equipe analisaram o Solidago altissima, uma espécie de nativa do norte, e monitoraram o impacto de um herbívoro específico: o besouro dourado. A grande descoberta é o que Kessler chama de "comunicação de canal aberto". Quando as plantas estão sob ataque, seus odores, transmitidos por COV, se tornam mais semelhantes.

“Então, eles convergem no mesmo idioma, ou nos mesmos sinais de alerta, para compartilhar informações livremente", diz Kessler. "A troca de informações se torna independente de quão intimamente a planta está relacionada ao seu vizinho", completa.

A investigação constatou que as plantas vizinhas detectam COVs de alerta e se preparam para a ameaça percebida, como uma praga de insetos. "O que vemos frequentemente quando as plantas são atacadas por patógenos ou herbívoros é que elas alteram seu metabolismo", comenta.

“Mas não é uma mudança aleatória; de fato, essas mudanças químicas e metabólicas também estão ajudando a lidar com esses agressores. É muito semelhante ao nosso sistema imunológico: embora as plantas não possuam anticorpos como nós, elas podem se defender com uma química bastante desagradável”, completa.

Essa química inclui compostos defensivos. Por exemplo, alguns dos VOCs podem atrair insetos predadores, ou parasitóides, que matam o herbívoro e salvam a planta. O artigo "Insetos herbáceos selecionados para comunicação planta-planta mediada por voláteis" foi publicado na Current Biology.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000