Notícia

02 de Dezembro de 2019

Uso eficiente da água pode ser mais difícil que aparenta

Conseguir o uso eficiente da água através da modernização tecnológica não é uma tarefa simples. No entanto, graças ao estabelecimento de sistemas de irrigação tecnificados, o uso sustentável e ideal da água pode ser promovido, enquanto a aplicação de tecnologias é incentivada.

Entre as vantagens de tecnificar a irrigação, podemos encontrar uma redução do consumo de água nas parcelas e, consequentemente, diminuição dos custos tarifários, uma maior eficiência no uso de água e fertilizantes e podemos também obter maior produção e melhor qualidade do produto e consequentemente maiores lucros. Além disso, pode-se notar uma maior disponibilidade de tempo para se dedicar a outras atividades e uma maior renda para os agricultores.

Os sistemas de irrigação utilizados na tecnificação são: portas múltiplas, aspersores (em diferentes modalidades), micro-spray e gotejamento. No México, a tecnificação da irrigação é uma realidade, uma vez que ocupamos o 6º lugar mundial nessa área. Os estados que usam a irrigação mais tecnificada são Chihuahua, Veracruz, San Luis Potosí, Coahuila, Yucatán, Sinaloa, Michoacán, Jalisco e Zacatecas.

Da mesma forma, a tecnificação da irrigação se reflete na qualidade de vida das famílias rurais, permitindo que economizem água para uso agrícola e maior produtividade de suas culturas. De acordo com os especialistas, o que parece ser mais caro no princípio, pode trazer mais vantagens depois.

No Brasil, a agricultura irrigada está presente em todas as regiões, especialmente onde há escassez de água, como é o caso da região do semiárido, ou onde ocorrem períodos prolongados de seca, como na região central.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000