Notícia

03 de Dezembro de 2019

Soja terá a menor expansão de 4 safras, diz Rabobank

O Rabobank divulgou nesta segunda-feira (02) as perspectivas para o negócio brasileiro. Entre os destaques está a soja. A previsão é de que a área de soja semeada no Brasil atinja 36,5 milhões de hectares na safra 2019/20, aumento de 1,7% em relação à temporada anterior. Este é o menor percentual de expansão do que a média das últimas 4 safras (2,8%). Mesmo assim o estudo aponta que ainda há espaço para conversão de pastagens subutilizadas para áreas agrícolas no país. Com a perspectiva de expansão de área e retomada da produtividade o Rabobank estima que a produção brasileira de soja alcance 121 milhões de toneladas na safra 2019/20.

Um cenário que chama a atenção é a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Este ano foi marcado por oscilações nas cotações da oleaginosa no mercado internacional justamente pela tensão entre os dois países. Em meio a isso os prêmios de exportação no Brasil também se mostraram pressionados, o que resultou em um cenário mais desafiador de preços, principalmente no que se refere às cotações em dólar no Brasil. A relação comercial entre as duas potências econômicas segue no foco em 2020. Em caso de trégua a China compraria cerca de 8 milhões de toneladas de soja norte-americana por trimestre.

A China, que atualmente atravessa um surto de Peste Suína Africana, também está no foco da soja brasileira. Caso o país consiga superar o problema sanitário poderia retomar as importações da oleaginosa, com projeção de 90 milhões de toneladas em 2020, 8,5% superior ao esperado em 2019.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000