Notícia

19 de Fevereiro de 2020

Controle do fluxo de caixa salva produtor da falência

Uma planilha que controla o fluxo de caixa pode ser a salvação de alguns produtores rurais que querem fugir da falência. Foi isso que informou o pesquisador Rubens Corrêa Júnior, em uma dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo.

Ele realizou um estudo junto a um produtor rural de médio porte que produzia ovos de galinha (vendidos para supermercados) e suínos, no interior de São Paulo. “Desde 2015 a empresa enfrentava fortes dificuldades financeiras e não possuía capital de giro por falta de gestão e controle de fluxo de caixa”, relata Corrêa Junior. “O projeto de pesquisa começou em 2016, num momento que a empresa estava à margem da falência e com restrição de crédito por razão do endividamento, mesmo com faturamento em torno de R$ 6 milhões por ano. Faltava até ração para alimentar os animais.”

Para a pesquisa, as duas unidades de negócios da empresa (produção de ovos e de suínos) foram analisadas financeiramente e os resultados mostraram que as duas operações eram deficitárias. “O estudo usou a ferramenta de análise SWOT, que é uma metodologia capaz de identificar as forças e fraquezas na gestão interna e as oportunidades e ameaças no ambiente externo. Foi proposto aos diretores da empresa encerrar a operação com suínos, pois se verificou que a operação de produção de ovos possuía mais força e oportunidades para se reestruturar em pouco tempo”.

“Com ela, o gestor pode avaliar o negócio por meio de três indicadores financeiros: atividades operacionais, investimentos e financiamentos”, afirma Corrêa Júnior. “A ferramenta foi adaptada para utilização em uma planilha de computador, onde o usuário precisa apenas inserir os dados das contas a pagar e a receber. A partir das informações inseridas, os indicadores de fluxo de caixa são calculados automaticamente”, conclui.

Fonte: Agrolink

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000