Notícia

21 de Julho de 2020

Novo empreendimento da Cotripal: Unidade de Beneficiamento de Sementes

A Cotripal, atenta as demandas do quadro social e as oportunidades de mercado, está investindo em uma nova e moderna unidade de beneficiamento de sementes. O objetivo é levar aos associados um produto de qualidade, além de gerar riqueza e melhorar o desenvolvimento socioeconômico da região onde está inserida.

A semente não é simplesmente um grão que germina no solo, ela possui atributos que vão interferir em todo o desempenho da lavoura. O produtor rural sabe como é importante usar uma semente de qualidade. Por isso, o beneficiamento de sementes tem sido uma das estratégias mais importantes para conseguir minimizar problemas climáticos e manter a produção em alta.

Diante disso, e mantendo o empreendedorismo de quem acredita na força do agronegócio brasileiro, a Cotripal amplia seus horizontes, melhorando a cadeia produtiva. Isto porque, em dezembro de 2019, iniciaram as obras da UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) Cotripal. O novo empreendimento da Cooperativa está sendo construído junto da Unidade de Grãos e Insumos Condor e tem previsão de dois anos para ficar pronto.

“As obras estão andando dentro do previsto, mesmo com as restrições devido à pandemia de Covid-19, para que possamos iniciar a produção, oferecendo aos nossos associados um produto com garantia e excelência”, comenta João Carlos Pires, diretor de Produção Agrícola.

A unidade, que possui mais de 12 mil m² de área construída, está dividida nas seguintes áreas: laboratório de análise de sementes com controle de qualidade, escritório administrativo, balança e área de produção. “No total, a UBS contará com oito silos elevados e dois secadores metálicos com caldeira e aplicação a frio para sementes. Houve alto investimento em automação e robotização de sistemas em virtude da sazonalidade da mão de obra”, explica Ronaldo Ernesto Müller, gerente da UBS Cotripal.

De acordo com Eugênio Pott, gerente de insumos da Cotripal, será uma unidade moderna, com o que tem de melhor em se tratando de beneficiamento de sementes de soja e trigo. “A semente é o principal veículo de tecnologia do sistema produtivo, e por isso o insumo agrícola de maior relevância para o produtor rural. Investir em qualidade e agregar valor por meio de tecnologia tem sido uma busca constante da Cooperativa.”

O presidente da Cotripal, Germano Döwich, esclarece que o objetivo do novo empreendimento é oferecer comodidade e segurança aos agricultores, combinando genética, tecnologia e serviços como, por exemplo, o tratamento de sementes industrial, simplificando todo o processo, pois, dessa forma, é só levar as sementes para a propriedade, abrir a embalagem, colocar na plantadeira e iniciar a semeadura com garantia de estar ‘lançando’ na terra um produto de qualidade.”

E o presidente complementa dizendo que “com esse investimento, esperamos consolidar a posição estratégica da Cotripal, fortalecendo o cooperativismo e levando tecnologias, informações e soluções modernas para os associados”.

Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000