Notícia

04 de Agosto de 2017

4º Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

Na tarde do dia 1º de agosto aconteceu, na Afucopal (Associação dos Funcionários da Cotripal), o 4º Seminário sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Caminhos para o mundo profissional. O evento foi organizado pelo Grupo para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho de Panambi, formado por Cotripal, Bruning, Fockink, Kepler Weber, Saur, Tromink, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Panambi, CAEEP (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), COMDEF (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), IF Farroupilha – Campus Panambi, SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) de Panambi, com apoio do SESI, SENAI, Sescoop/RS e ACI/Panambi (Associação Comércio e Indústria).

A programação teve início com apresentações artísticas da APAE e da Escola de Talentos. Logo, houve a palestra “Desafios contemporâneos na preparação de talentos humanos para o mercado de trabalho”, apresentada por Carolina Ignarra, formada em Educação Física e pós-graduada em dinâmica de grupos, de São Paulo/SP.

Após o coquetel, foi a vez dos presentes assistirem à palestra ministrada pela administradora e consultora especialista em gestão de pessoas, Icledes Maria Matté, que abordou o tema “A importância das redes colaborativas”.

Outro destaque do evento foi a apresentação de um vídeo inédito produzido com depoimentos de pessoas com deficiência que atuam nas empresas envolvidas, a fim de mostrar a importância, os desafios e as transformações que o trabalho proporciona na vida dos incluídos.

“A questão da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho ainda é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível. Isso porque as barreiras para a inclusão talvez estejam mais em nossas cabeças do que em problemas efetivos. A realização contínua deste seminário e de outras ações durante o ano são justamente para mostrar àqueles que ainda resistem à presença de pessoas com deficiência que a diversidade no mercado de trabalho traz benefícios para as empresas. E, para o incluído, é importante estar inserido em uma atividade que faz com que sua vida se transforme radicalmente para melhor”, esclarece Cristina Lasch dos Santos, secretária do grupo e supervisora do departamento de Recursos Humanos da Cotripal.

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP ASSOCIADO

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000