Notícia

01 de Junho de 2018

Por que usar ração peletizada?

Na busca por aprimorar a produção de rações e tornar cada vez mais eficiente a nutrição animal, uma das opções para suprir a demanda do mercado é adotar o processo de peletização. A Fábrica de Rações, sempre pensando no melhor, investiu nessa tecnologia.

A Peletização é um processo industrial comum em fábricas de rações. Para essa produção, são necessários quatro equipamentos principais: caldeira – que forma o vapor que dá início ao processo; condicionador – onde o concentrado farelado é submetido ao contato com o vapor; peletizadora – máquina que possui orifícios pelos quais o concentrado passa, dando formato ao pellet; e resfriador – responsável por resfriar a ração peletizada até que ela atinja temperatura ambiente.

“No processo, o concentrado sofre ações de pressão, temperatura e umidade, chegando a temperaturas entre 75º e 80ºC durante o condicionamento e peletização. Desta forma, o produto final tem melhora na digestibilidade dos grãos moídos envolvidos no processo. Estudos com aves e suínos já mensuraram estes benefícios e o resultado é muito satisfatório”, explica Rodrigo Görgen Chaves, médico veterinário e supervisor comercial da Fábrica de Rações Cotripal.

Na nutrição de ruminantes, ou seja, bovinos, as principais vantagens são atribuídas a fatores como: tendência de melhoria em digestibilidade devido ao processo térmico; maior uniformidade na mistura; e ausência de segregação de ingredientes – desmistura que pode acontecer desde o misturador da fábrica, silo de expedição, silo do caminhão, trepidação durante transporte, manipulação pela rosca de descarregamento do caminhão, silo da propriedade, manejo de preparação da dieta e até a vaca quando vai se alimentar. Além disso, rações fareladas possuem maior volume, ocupando maior espaço no transporte e armazenamento.

Já a ração peletizada, ocupa menos espaço – tendo maior peso específico –, há redução do desperdício pelos animais durante a alimentação e a formação de pó durante manuseio e trato também é menor. “Em virtude destes benefícios, há uma tendência no mercado em se fabricar e fornecer rações peletizadas aos animais. Por exemplo, grandes integrações de avicultura utilizam produtos peletizados em boa parte das fases de criação. Inclusive para frangos de corte, que empregam ração peletizada triturada. Nestes casos, a peletização é realizada visando melhoria da digestibilidade, seguido da quebra deste pellet, a fim de facilitar o consumo pelas aves”, esclarece Rodrigo.

E o médico veterinário complementa dizendo que no mercado de rações para ruminantes no sul do Brasil, a maior participação é de produtos na forma de pellet. “Os produtores exigem o produto peletizado, e os rebanhos têm se adaptado muito bem a esta apresentação de concentrado.”

A Fábrica de Rações Cotripal

Pensando em todos estes benefícios, a nova Fábrica de Rações da Cotripal está com novidades. O objetivo é atender as diferentes necessidades dos pecuaristas. “Por isso, criamos uma linha totalmente nova de rações para bovinos de corte e leite: a Pró-Max Nutrição Animal. Todos os produtos visam o máximo desempenho, como o novo nome afirma: ‘para mais produção’”, explica Rodrigo.

A linha nova de rações para lactação leva apenas quatro macroingredientes, “que foram escolhidos pela sua nobreza e alta disponibilidade na região de atuação da Cotripal”, diz o médico veterinário. São eles: farelo de soja extrusado, farelo de soja convencional, milho moído e casca de soja. Além disso, todas as rações levam adsorvente de micotoxinas, que combate o surgimento das micotoxinas; tendo ainda adição de tamponantes e núcleo vitamínico e mineral exclusivo da Pró-Max. Tudo para garantir a melhor saúde e o mais alto desempenho do rebanho.

“Com estes novos produtos, visamos satisfazer os mais diferentes produtores, visto que na pecuária os bons resultados são dependentes de uma nutrição adequada que começa na produção de forragens – pastagens e silagens. E é complementada com os concentrados – rações”, esclarece Rodrigo.

Outro ponto a ser destacado é o investimento em novas embalagens. A linha completa de sacarias das rações Cotripal – gado de leite, gado de corte, terneiras, suínos e aves – foi remodelada a fim de melhorar a diferenciação e visualização.

“Vale lembrar que a Fábrica de Rações atende associados e também clientes em geral, sem a necessidade de ter vínculo associativo com a Cooperativa. E ainda quero destacar que os clientes Pró-Max Nutrição Animal podem contar com acompanhamento técnico na área de manejo e nutrição animal através da Fábrica de Rações”, finaliza Rodrigo.

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP MINHA COTRIPAL

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000