Autocentro

O trânsito das cidades, os buracos nas ruas e os combustíveis adulterados são algumas das dificuldades enfrentadas pelos motoristas na atualidade.
E é nesse cenário que se criam hábitos que podem comprometer o bom funcionamento e reduzir a vida útil de seus carros. Por isso, o Autocentro Goodyear Cotripal está sempre pronto para dar dicas e cuidar do seu carro com o maior carinho.
Além de produtos de qualidade, você encontra aqui uma infinidade de serviços para o seu carro – desde pequenos ajustes para o dia a dia até revisão de férias para viagens de longa distância.

Localização

Autocentro Goodyear:

Av. Presidente Kennedy, 1111 - Sala A Panambi/RS
Horário de Atendimento
Segunda a sexta: 7h30 – 12h
e 13h30 – 18h30
Sábado: 7h30 – 12h

CUIDE DO SEU AUTOMÓVEL:

Pequenas atitudes corriqueiras podem comprometer o funcionamento do seu carro.

Não ande com combustível na reserva

Esse mau hábito queima a bomba, que fica alojada dentro do tanque de combustível, devido ao superaquecimento. O principal motivo para tal localização é para que o próprio líquido combustível retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico da bomba. Por isso, quem costuma andar na reserva faz com que o componente superaqueça com frequência, diminuindo sua vida útil.

Evite passar em lombadas ou valetas na diagonal

Quando o veículo sofre uma torção da carroceria, há chances de rompimento dos pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados por mecânicos. Além disso, os automóveis têm acabamentos internos de plástico que podem passar a ranger com o uso frequente desse tipo de manobra. O ideal é passar por lombadas com baixa velocidade e em linha reta. As principais peças que sofrem desgaste com essa atitude são amortecedores, molas, terminais de direção e pivôs.

Encostar as rodas na guia ou meio-fio

Quando a roda encosta num obstáculo, sofre um pequeno dano no rolamento. E, devido ao fato delas trabalharem com altas rotações, acaba por gerar ruído e, com o passar do tempo, podem travar.

Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas encostadas no meio-fio

Esse processo, que parece inofensivo, sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores, o que pode provocar vazamento de óleo hidráulico. Para evitar danos, basta girar o volante sempre com o veículo em movimento, mesmo em baixa velocidade. Além disso, o uso de força excessiva reduz a vida útil do pinhão e da cremalheira da caixa de direção. Os pneus e as buchas de suspensão também são prejudicados por esse tipo de manobra.

Nunca descanse o pé na embreagem

Essa é uma dica clássica, porque muitos motoristas mantêm o pé na embreagem de forma inconsciente. Outro problema é segurar o carro em uma subida usando a embreagem. Esses hábitos aparentemente inofensivos reduzem em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema. Portanto, atenção e esforço para perder o costume são essenciais.

Desvie de áreas alagadas

Quando chove, o trânsito fica um caos e é quase impossível não passar em áreas com acúmulo de água. Porém, isso prejudica o bom funcionamento dos automóveis e reduz a durabilidade dos rolamentos das rodas e dos esticadores de correia. A água penetra dentro do rolamento e, a médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruído e substituição prematura. O sistema elétrico do carro também pode ser prejudicado se atingido por água. Por isso, quando possível, o ideal é evitar os locais alagados.

Não ande com o carro em ponto morto

Manter o carro em ponto morto, principalmente em descidas, superaquece os freios, provoca desgaste acentuado nas pastilhas e pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água. Existe a falsa crença de que manter o automóvel desengatado gera economia de combustível, mas é uma ideia errada, pois cada vez que o câmbio é usado novamente há um uso dobrado de combustível. Além disso, é muito mais seguro andar com o carro engatado.

Dar arrancadas e reduzidas intensas é perigoso

O motor do carro fica apoiado sobre coxins, que são peças com a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando ocorrem arrancadas e reduzidas fortes, há possibilidade de danificar os componentes e gerar a troca prematura deles.

Não ultrapasse o limite para a troca do óleo lubrificante

Não trocar o óleo lubrificante do veículo no prazo adequado diminui a vida útil do motor. É muito comum os motoristas argumentarem que passou apenas um pouco da quilometragem indicada para a substituição. No entanto, o motor faz três mil rotações por minuto, o que causa desgaste acentuado se o óleo estiver velho. Para não correr riscos, basta procurar a especificação certa de quilometragem ideal para troca no manual do proprietário do veículo e segui-la à risca.

Evite andar com o carro sem geometria e balanceamento das rodas

Isso diminui a vida útil dos pneus. Um carro desalinhado exige maior esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora. O indicado é fazer alinhamento de rodas a cada 10 mil km rodados para manter a qualidade dos componentes.

Baixe o APP PRA VOCÊ

Baixe o APP ASSOCIADO

Cotripal - Juntos Somos Mais
Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237
CEP: 98280-000 - Centro
Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000