Notícia

12 de Fevereiro de 2020

Cotripal apresenta resultado histórico

O Relatório de Gestão e as peças contábeis do exercício de 2019 foram aprovados por unanimidade e em clima de cooperação, durante Assembleia Geral Ordinária, realizada na manhã de 8 de fevereiro, na Afucopal (Associação dos Funcionários da Cotripal).

O evento foi conduzido por Germano Döwich, presidente da Cooperativa, e contou com a presença do vice-presidente, Tiago Sartori, conselheiros de Administração e Fiscal, associados, diretores e gerentes.

Para dar conta da apresentação do Relatório do Conselho de Administração, na forma de audiovisual, do Balanço Geral e da Demonstração do Resultado, Vilson Ketzer, gerente da Contabilidade, fez uso da palavra.

Em seguida foi proferido o parecer do Conselho Fiscal, pela conselheira fiscal Irene Schmidt Jungbeck, e da auditória externa, por Carlos Alberto Marques Lopes, da Lopes & Associados Auditores.

Os associados presentes também votaram pela distribuição do restante das Sobras Líquidas, que neste ano atingiu o montante de R$10.395.462,99, ao quadro social, conforme a participação de cada um na Cooperativa.

Outro destaque da Assembleia foi a eleição e posse dos novos componentes do Conselho Fiscal, que ficarão no cargo durante o mandato que perdurará até a Assembleia Geral Ordinária do ano de 2021.

O auditor Carlos, em sua fala, disse que os números da Cotripal demonstraram a saúde financeira da Cooperativa. “O mercado está cada vez mais competitivo, os preços das commodities têm variado bastante e, mesmo assim, a Cotripal consegue apresentar resultados positivos. Isto se deve à dedicação e ao trabalho de todos, sempre guiados pela prudência e seriedade.”

Para finalizar, o presidente Germano agradeceu a presença de todos e se pronunciou explicando que “em 2019, enquanto a economia brasileira lentamente iniciava a retomada do crescimento, o setor cooperativista continuou avançando em patamares superiores a outros segmentos do país. Nesse cenário, a Cotripal apresentou o maior resultado líquido de sua história, apesar de uma pequena redução no faturamento devido às menores cotações e volumes negociados de soja. A razão desse resultado, deveu-se, principalmente, à reestruturação organizacional implementada no início do ano, aos investimentos em inovações tecnológicas, à capacitação do quadro social e funcional e à expansão dos negócios, além do aumento das ações de intercooperação, por meio de negociações de produtos e serviços.”

A Cotripal em números:

Faturamento – 1.257.617.045,88

Resultado líquido – 40.003.118,04

Impostos recolhidos – 56.189.062,95

Retorno aos associados – 10.395.462,99

Empregos diretos – 2.217

Quadro social – 4.240

Conselho Fiscal eleito para a Gestão 2020:

Titulares:

Elton Fensterseifer - Panambi

Juarez Carlos Muraro - Condor

Antonio Etore Vilani - Pejuçara

Suplentes:

Roberto Müller - Nova Ramada

Marcelo Rodrigo Giesel - Ajuricaba

Vitor Fioravante Bertei - Santa Bárbara do Sul

Cotripal Agropecuária Cooperativa
Rua Herrmann Meyer, 237 - Centro
CEP: 98280-000 - Panambi - RS
Fone: (55) 3375 9000